Apresentação e concepção

Prezado visitante

SIll
cartuns, prosa e & afins

O projeto “Vitalino, o Menino que virou Mestre”, trata de singela homenagem ao Mestre Vitalino e seus bonecos de barro. Certamente, essa seria mais uma entre tantas merecidas homenagens, que foram oferecidas a Vitalino, se não fosse pelo inusitado conteúdo do referido projeto o qual pretende contar a vida, e arte, do Mestre Artesão em história em quadrinhos (HQ).

É uma HQ que se passa, inicialmente, em uma Caruaru do passado, um tempo bom, que viu nascer das mãos do menino Vitalino um universo feito de barro, barro esse retirado das margens de um rio Ipojuca, ainda limpo e puro, onde se podia pescar, nadar… Logo seus primeiros trabalhos foram levados para feira de Caruaru e o menino foi crescendo, moldando em si mesmo o mestre.

a

o que propomos

  • Este projeto traz a tona o talento do cartunista caruaruense Sill, o criador do Cordel Comix.
  • Ao mesmo tempo apresenta aos leitores mais novos, e relembra aos mais experientes, o significado e importância do Mestre Vitalino para a cultura brasileira.

Com projeto de pesquisa de Arthur BigHead, orientação do epistemólogo Edson de Melo, e projeto gráfico de Alice Santos a (HQ), conta alguns dos principais momentos da trajetória surpreendente do artesão simples do “Alto do Moura” e sua fantástica arte da Caruaru do passado, até os dias de hoje, com seus descendentes e divulgadores.

Anúncios